5 dicas para produzir álbuns encadernados de mostruário

//5 dicas para produzir álbuns encadernados de mostruário

5 dicas para produzir álbuns encadernados de mostruário

Uma das maiores vitrines do fotógrafo são seus álbuns de mostruário. Mesmo um portifólio fotográfico extenso na internet não se compara à experiência do seu cliente em tocar e sentir os álbuns fotográficos que você entrega. Tenho visto fotógrafos produzindo mostruários de álbuns sem a menor sensibilidade comercial ou planejamento focado nas vendas. Infelizmente muitos bons profissionais perdem contratos por não apresentarem seu trabalho de maneira atraente, agradável, e principalmente “vendável”.

Para isso estou deixando 10 dicas especiais do que você deve e do que você não deve fazer em um mostruário. Aqui vão elas:

1) Produza um mostruário com fotos do seu trabalho

Essa dica parece sem sentido mas não é. Já tive a oportunidade de ver vários profissionais mostrando álbuns modelo de encadernadoras com fotos produzidas por outro profissional que não ele mesmo. Há alguns anos atrás uma encadernadora vendeu centenas de álbuns mostruário na feira de fotografia e muitos fotógrafos se “apropriaram das imagens” dizendo que eram suas. É preciso entender que a verdade é a melhor arma que temos a nosso favor na hora de apresentarmos nosso trabalho. Mostre um trabalho feito por você e não por outras pessoas.

Uma outra questão interessante é o fato de que muitos novos fotógrafos expressam que não possuem fotografias para criar um bom mostruário e por isso vão esperando, esperando e esperando até o casamento dos sonhos surgir. Eu acho isso uma péssima idéia! O tempo não volta e se você esperar o casamento incrível aparecer, pode ser que ele não surja nunca já que você não tem algo para mostrar à esse que vai lhe contratar. Faça um mostruário de excelente qualidade com as fotos que você possui (mesmo que seja um único casamento) e vá à luta para vender seu trabalho! Você verá que mesmo sem o “casamento perfeito”, muitos clientes gostarão da sua proposta e contratarão você! E o casamento que você tanto sonha de moestruário surgirá!

2) Renove os mostruários constantemente

Não adianta! Clientes querem ver o que de mais belo você está produzindo. Tenho visto profissionais utilizando mostruários de anos atrás e diminuindo o impacto do seu trabalho com os clientes. Seu cliente quer ver um trabalho atual pois ele quer saber o que de novo você está produzindo e quer ter uma idéia do que ele terá em seu trabalho. Renove anualmente (ou até semestralmente) seus mostruários! Tenha álbuns das cerimônias que você mais fotografa (católica, evangélica, judaica) e também dos ambientes que você mais clica (sitios, igrejas, buffets, praias). Ofereça ao seu cliente um portifólio que se aproxima muito ao que ele está desenhando para o evento dele. Isso ajudará o casal a se identificar com você e produzirá muitos bons resultados

3) Não misture fotos de eventos diferentes

Muitos fotógrafos ainda fazem isto, principalmente em início de carreira, quando não há um portifólio consistente para apresentar. Se você fez poucos eventos e tem uma biblioteca de imagens ainda pequena, escolha um dos eventos (mesmo que você tenha feito apenas dois!) e utilize-o no trabalho do começo ao fim. Isso oferecerá consistência e fará com que seu cliente se sinta mais seguro que você pode produzir boas imagens do começo ao fim do casamento. Se você tem fotos da entrada da noiva de um casamento, do beijo de outro, da festa de outro, seu cliente em potencial pode achar que você só acerta algumas fotos e não um evento inteiro. Pense nisso

4) Tenha álbuns mais luxuosos em seu portifólio

Esta dica é incrível. Tenha um pacote de cobertura mais básico, um pacote intermediário e um pacote de alto nível. Invista em álbuns encadernados de maior qualidade com impressões em papéis diferenciados e laminações especiais. Ofereça ao seu cliente a oportunidade de um álbum de alto valor agregado. Você verá que uma pequena parcela vai fechar a cobertura pelo seu álbum mais básico, a grande maioria optará pelo álbum intermediário e alguns, e esses sim são muito interessantes no quesito valor, vão optar pelo álbum mais caro e mais completo. Aceite o desafio, produza um álbum encadernado de alto nível e você verá o quanto isso atrai e encanta seus clientes em potencial

5) Cuidado com o trabalho que você escolhe como portifólio

É muito difícil escolher um evento para portifólio. Há uma dezena de variáveis envolvidas nessa escolha e se você escolher errado, você terá grandes dificuldades de vender seu trabalho e de impactar seu cliente. Algumas variáveis são: A beleza do local, o tamanho da cerimônia, a complexidade e a variedade de fotos. Todas elas são importantes, mas uma das que eu considero essencial é a questão da beleza física do casal. Talvez eu possa ser mal interpretado, mas o fato é que beleza vende. Seu portifólio deve ter um local bonito, chique, com fotos diferenciadas, mas tudo isso cai por terra se as pessoas do álbum forem “desprovidas de beleza física”. Entenda com maturidade esse conselho, olhe para seu portifólio e faça um mostruário de imagens belas e cheias de qualidade.

Espero que essas dicas ajudem você a produzir um belo álbum fotográfico encadernado e que você possa sempre contar com a qualidade o profissionalismo da equipe a Permiere Álbuns!

Um abraço!
Encadernadora Premiere

By | 2017-09-09T16:24:22+00:00 março 28th, 2012|Dicas|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.